terça-feira, 18 de agosto de 2009

Assistindo novelas

· Qual o nome da novela e o canal que a exibe?
Poder Paralelo da Rede Record de televisão

· Qual o enredo da estória?
A novela é voltada para a máfia, ela inicia-se na Itália na cidade de Palermo onde Tony Castelamari morava com a esposa e seus três filhos, um atentado a bomba contra Tony mata sua esposa e duas filhas. Téo o delegado que salvou sua vida conta para Tony que a ordem para matá-lo veio do Brasil, assim ele vem para o Brasil para descobrir quem fez isto e se vingar. Para que pudesse descobrir quem matou sua família Tony entra para uma organização criminosa, ou seja, a máfia onde ele acaba se envolvendo com o contrabando de armas e drogas, mas descobre quem matou sua família, porém a muita coisa em jogo inclusive o restante de sua família e ele ainda não se vingou e continua se infiltrando cada vez mais na máfia. Porém o que os outros integrantes da máfia não sabe é que Tony faz parte da polícia americana anti drogas.

· Quais os principais temas tratados durante as duas semanas que você vem assistindo?
Máfia, traições, drogas, corrupção, disputa pelo poder e o dinheiro.

· Para qual público é destinada?
Desde que ela começou eu a assisto e a considero um pouco complicada para se compreender, ou seja, não é qualquer um que gosta por ser difícil de entender, assim ele deve ser um público informado e adulto.

· Quais são os valores sociais, culturais, éticos, políticos, religiosos afirmados e negados pela novela?
A novela mostra claramente a corrupção a falta de ética, pois o enredo se passa sobre uma máfia formada por políticos, policiais federais, médicos e empresários de diversos setores, além dos traficantes. Na novela eles citam “que a máfia está no sangue do povo de Palermo” na Itália se realmente é assim eu não sei, mas se for é uma questão de cultura.
· Como são apresentados, por exemplo, o conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos?
A justiça é mostrada como sendo lenta e protetora dos poderosos principalmente dos políticos como sempre. A novela mostra diferentes tipos de vida por isso diferentes tipos de trabalho como camareira, recepcionista, chefe de cozinha, gerentes, artistas, seguranças e até mesmo traficantes, mostrando os jovens trabalhando.
A novela mostra muito principalmente o amor entre pais e filhos, a novela se desenvolve com o Tony ator principal querendo vingar a morte de suas filhas e da esposa, mas além disso mostra muito a relação dos filhos com as mães mesmo depois de adulto. Claro não pense que não tem amor entre casais que tem e vários e como toda novela há várias traições.

· A novela propõe a reflexão desses conceitos, ou eles são passados como verdades absolutas de forma subliminar?
Bom, sobre como tratar os filhos eu penso que é uma forma de reflexão, pois lá tem sempre o filho problemático que é protegido pela mãe entre outros problemas normais de família. Agora sobre a máfia que é o tema da história, infelizmente o autor retrata uma realidade vivida em nosso país e no mundo, portanto não penso que é retratado como verdade absoluta mas um exemplo da realidade.

· Como é retratado o papel do homem, da mulher e da criança, por exemplo? E dos homossexuais? E dos Negros?
A novela mostra um pouco da questão da supremacia do homem sobre as mulheres como que mulher deve cuidar dos filhos e da casa. Sobre as crianças é até dificil de falar, pois são apenas 3 na novela, que sempre aparecem brincando ou estudando ou como é o caso do Eduardo filho de Tony sofrendo pela falta do pai, por trabalhar muito. Há apenas um negro na novela que é policial federal o Felício que é o braço direito do delegado Téo que agora está afastado da PF.
A questão dos homossexuais na novela foi caso de revolta entre os atores e o autor da novela, pois houve uma cena Maura (Adriana Garambone) e Fernanda (Paola Duarte) se beijão e passão a noite juntas, mas a cena não foi ao ar e deixou o público sem saber o que aconteceu. Segundo o que saiu na internet foi que os bispos da igreja não aprovaram a cena.

· Como estes são caracterizados, ou seja, o que vestem, como falam, como andam, como são seus corpos, etc.?
Os homens como são todos poderosos empresários, políticos etc. vestem sempre roupas sociais e muito terno e falam muito bem usando muito do português, as mulheres se vestem muito bem comportadas e também são muito cultas, as moças como são filhas de “Papai” como todos dizem são mais ousadas com roupas mais sensuais o modo de falar dos jovens em geral é mais liberal cheio de gíria. Agora quando se trata dos empregados do hotel eles são mais simples com suas roupas e palavriados. É notavel em toda novela que os empregados são mais gordos e os principais são magrinhos com corpões e em Poder Paralelo ocorre o mesmo.

· Há algum padrão nesta caracterização, como um padrão de beleza, por exemplo, ou é valorizada a diferença?
Como eu já disse a diferença sempre há em todas as novelas, mas nesta não se valoriza muito isso não, tem as empregadas que se envolvem com os principais, portanto não há muita diferença.

· Há alguma caricatura pejorativa?
Concerteza há o político corrupto e um cara que cuida do jogo do bixo, industria pornô entre outras sujeiras.

· Na forma como os personagens são apresentados há reforço de algum estereótipo?
Somente do político onde ele sempre é protegido de tudo por ter as “costas quentes” como eles mesmo dizem.

· E quanto às propagandas, quais são as veiculadas nos comerciais da novela?
Algumas das propagandas são: activia, vivo, avon linha renew, casas bahia, coca-cola, pepsi, omo entre outras.

· Os produtos anunciados são para o mesmo público que assiste à novela?
Eu penso que os produtos são sim para o mesmo público, pois, activia, vivo, avon, casas bahia e omo levam a mulheres preocupadas com aparencia, conforto, eficiencia, portanto são mulheres adultas, já a coca-cola e a pepsi não transmitem essa definição de público.

· Que tipo de relação ideológica existe entre a novela e os produtos vendidos na propaganda?
A ideal das propagandas é atingir diretamente o público alvo para quem o produto foi elaborado, como é o caso da propaganda da avon sobre a linha a renew. E isto se torna mais fácil quando o programa é voltado para esse público.
· Esta novela pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, seja na moda, no modo de falar, nos hábitos de consumo ou na forma de pensar, por exemplo?
Eu penso que sim, pois durante a novela há muito consumo de bebida alcoólica, e na forma de pensar que como as pessoas são ricas não se tem justiça.

· Como você avalia o impacto dela na sociedade brasileira?
É até interessante, pois em um momento que está havendo tantos escândalos relacionados aos políticos e grandes empresários é como se estivessem vendo uma história real, já que todos os dias nos jornais ela existe.

· Se pudesse reescrevê-la ou dirigi-la, o que modificaria?
Bom, não teria como mudá-la muito, pois é uma história de vingança e máfia, portanto tem que conter tudo que ela tem, mas incluiria mais paisagens e um pouco mais de românce entre os principais.