quarta-feira, 17 de julho de 2013

Oficina de Monotipia

Projeto para o segundo semestre

Aulas
Trabalhar gravura.
Apresentação da técnica de monotipia.
Trabalhar método positivo e negativo.

Gravura
A gravura é uma técnica que envolve basicamente duas ações: GRAVAR e IMPRIMIR.

Nesta atividade vocês deverão concentrar a atenção no ato de IMPRIMIR para produzir estampas. 

Quem nunca brincou ou trabalhou utilizando carimbos? E as pegadas que deixamos no solo não seriam também impressões? A marca dos seus dedos deixada em vidros, espelhos, objetos são também impressas: são impressões digitais, como aquela que está na sua carteira de identidade.

A proposta tem um objetivo principal: a PESQUISA DE IMPRESSÕES. 

Mas vocês não devem se deter em carimbos prontos. O desafio é conhecer a marca que os objetos que estão ao seu redor podem deixar no papel. Observem quais objetos podem ser entintados numa almofada de carimbo, ou com pincel e tinta guache, e gerar impressões. 

Como será a imagem da impressão do fundo de uma determinada garrafa? Ou dos talheres da sua cozinha? O que acontece com uma imagem impressa? Compare-a com a sua matriz, ou seja, com o próprio objeto.

A curiosidade deverá mover a sua pesquisa!

A) Materiais necessários
- diversos objetos que possam ser carimbados
- almofada e tinta para carimbo
- pincéis
- tinta guache
- papel sulfite tamanho A4

Monotipia

Denomina-se monotipia uma placa sobre a qual uma imagem é executada com a tinta adequada. Esta imagem é impressa, tornando-se a cópia única, sendo  impossível ser obtido novamente um exemplar igual. Desta maneira, a monotipia  situa-se entre as áreas gráficas e o desenho (ou a pintura). 
A monotipia, portanto, constitui-se de um processo híbrido, entre a pintura,  o desenho e a gravura. Aproxima-se do gesto da pintura, da mancha de tinta, ou  do traço, da linha; ao mesmo tempo possui características próprias da gravura,  como a inversão da imagem. Apesar de o próprio nome esclarecer, mono (único) e tipia (impressão), ou seja, que se obtém de uma prova única, em alguns casos há  a possibilidade de se conseguir mais de uma cópia, evidentemente cada vez mais tênue, mais clara, permanecendo apenas um "fantasma"/ vestígio da imagem.

Materiais
tinta guachê
folhas
palzinhos
rolinhos
suporte: vidro ou cerâmica

Monotipia: MÉTODO ADITIVO
- Sobre uma superfície lisa e impermeável (vidro, fórmica, pedra) pintem uma imagem utilizando tinta a óleo e pincéis (o guache pode ser usado, mas como seca rápido, o trabalho tem que ser feito em maior velocidade). Terminada a pintura, coloquem uma folha de papel sulfite A4 sobre a área pintada e passem a mão suavemente nas costas do papel. Retirem o papel após a pressão exercida pela sua mão: vocês terão uma impressão de uma ESTAMPA. Falem sobre essa imagem. Repitam o exercício até atingir um bom resultado. Lembrem-se que uma boa produção geralmente não surge já nas primeiras tentativas.

3 Monotipia: MÉTODO POSITIVO
- Sobre uma superfície lisa e impermeável (vidro, fórmica, pedra) e com o rolo de gravura, estiquem uma área retangular de tinta gráfica. Caso não haja tinta gráfica no Polo, utilizem pincéis e tinta a óleo para produzir tal retêngulo. Sobre ele, deixem cair suavemente uma folha de papel sulfite ou canson. Não façam pressão com a mão! Com um cabo de pincel, tampa de caneta, pauzinhos ou outras pontas que possam produzir linhas sem deixar tinta, desenhem nas costas do papel. Evitem apoiar a mão sobre o papel. Finalizada a intervenção, retirem o papel da mesa e vocês poderão observar sua impressão em POSITIVO.