domingo, 20 de outubro de 2013

Trabalhando com argila



Utilize os dois blocos menores, segurando um em cada mão. Aperte-os pressionando os dedos com força, várias vezes, até deixar as marcas das mãos e dos dedos, bem definidos, na argila.



Bata a mesma argila sobre a superfície plana para construir um tetraedro


Em seguida, transforme o tetraedro (a pirâmide) em um cubo (6 lados), batendo o mesmo material sobre a superfície.
 


Mais uma vez, bata lentamente cada vértice do cubo sobre a mesa e transforme o cubo em um decaedro.


   Escolha duas das formas geométricas trabalhadas, divida ao meio , com o fio de nylon, cave cada uma das partes com uma colher ou uma esteca até ficar com uma espessura uniforme.  Em seguida, cole as duas partes utilizando o engobe, cola, e depois interfira na esfera oca dando uma forma escultórica na peça.



Com o restante da argila, abra uma placa de mais ou menos 50x50 cm, utilizando as ripas e o rolo. Use a faca para cortar as placas e o garfo para fazer ranhuras e colar uma placa na outra. Depois de coladas todas as placas, colocar apoios (meias-finas de nylon com serragem) e prosseguir dando o acabamento à peça. O acabamento pode ser feito com texturas diferentes, polimento com escova de dente ou uma combinação dos dois. Durante o processo de secagem cobrir o trabalho com pano úmido e plástico. A queima é feita após a secagem completa da peça.