sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Arte na escola


Plano de aula
Tema:  Trabalhando tintas
Carga Horária – 6 h/aula
Conteúdo de estudo -
- Os diferentes tipos de pigmentos: Minerais, vegetais e animais;
- Cores primárias: cromatografia;
- Extração de pigmentos naturais;
- Como eram tingidos os tecidos;
- Composição das tintas;
- Fazendo tintas: acrílica, têmpera ovo, guache e aquarela.
Objetivo Geral – Fazer com que os alunos saibam como são preparadas as tintas, de onde são extraído e como são extraídos os pigmentos para prepará-las, como é simples preparar sua própria tinta, e ver o quanto o conteúdo de artes está presente em seu dia-a-dia e como seu aprendizado poderá auxiliar durante toda sua vida.
Objetivos específicos - Mostrar como estamos rodeados de pigmentos naturais, a facilidade de se fazer uma tinta ou de tingir um tecido e quais as cores utilizadas para se criar outras cores.
Metodologia -
Iniciarei a aula com uma aula expositiva dialogada sobre pigmentos, explicando: o que são eles, onde os encontramos, como são classificados e sua história.
Logo após pedirei a eles que se dividam em grupos de 5 alunos e entregarei três giz branco e 3 cores diferentes de canetas hidrográficas para cada grupo e pedirei para que façam um riscos de uma cor em cada giz e coloquem dentro de um copinho de água descartável com álcool. Este é um experimento fácil de cromatografia para demonstração da desmisturação de cores que existe em cada cor é muito interessante que os alunos saibam que é através da mistura de certas cores de tintas que surgem outras.
Ao falarmos de pigmentos não podemos deixar de mostrar aos alunos como era extraído e como pode ser extraído os pigmentos naturais, portanto iremos até ao laboratório para tingir tecidos através de corantes naturais para que os alunos vejam como era o tingido as roupas no passado e como é podemos extrair alguns pigmentos. Nessa atividade iremos utilizar cascas de cebola, chá preto, flores coloridas, café, amoras e jabuticabas. A sala será separada em 3 grupos cada grupo fará o experimento com dois pigmentos diferentes. Os alunos deveram fazer um relatório da aula.
Para que eu possa ensinar como fazer uma tinta os alunos deveram saber o que é preciso para fazer uma tinta ou seja sua composição básica. Pedirei para que os alunos façam uma pesquisa sobre a composição das tintas e faremos uma discussão sobre o que encontraram explicarei o que são e para que servem a resina os aglutinantes os solventes e diluentes.
Agora que os alunos já sabem que as cores são criadas através de várias misturas de pigmentos, e a composição das tintas e iremos até ao laboratório preparar as tintas acrílica, têmpera ovo, guache e aquarela. Pedirei para que os alunos se separem em grupos de três e deveram fazer as tintas com um pigmento natural e um industrial. Após fazerem as tintas os alunos deveram fazer um relatório do laboratório.
Cronograma
Explicação sobre os pigmentos e a desmisturação de cores através da cromatografia – 1h/aula.
Experimento usando pigmentos naturais para tingirem tecidos – 2 h/aula.
Pesquisa sobre a composição das tintas discussão e explicação – 1 h/ aula.
Preparo das tintas acrílica, têmpera ovo, guache e aquarela – 2 h/aula.
Os tempos estimados são com o laboratório já devidamente organizado esperando apenas a execução dos procedimentos. O tema escolhido ficou um pouco extenso, mas é um tema muito interessante e um assunto puxa o outro não há como ir para o laboratório e apenas fazer tinta, tem que explicar o que cada composto faz para que vire tinta, mostrar como extrai os pigmentos e etc. Cada estado ou município tem uma quantidade de aulas de artes por semana meu plano é para uma escola que tenha 2 aulas semanais.