sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A avaliação no EJA


A avaliação é uma poderosa ferramenta que os professores tem em suas mão para poder auxiliar no aprendizado do aluno, pois através dela podemos analisar o que devemos trabalhar mais, onde precisa ser mudado, enfim ela nos direciona a encontrar o que deve ser feito. Para que isso ocorra o professor deve planejar atividades com objetivos certos, ou seja, onde aquela atividade virá de encontro com as necessidades de aprendizado do aluno e onde o professor estará podendo intervir e estar auxiliando a sanar as dúvidas.
O professor deve criar boas situações de aprendizado todos os dias, assim o aluno passa a ser avaliado diariamente e não apenas uma ou duas vezes no bimestre e sobre pressão, através de trabalhos, pesquisas, debates, trabalho em grupo, jogos e tarefas de casa, para estar constantemente diagnosticando e intervindo no aprendizado vendo onde está a dificuldade para ampará-lo. Assim teremos uma avaliação formativa com uma interação entre educadores e alunos e não aquela prova classificatória, competitiva e excludente.
Na educação de jovens e adultos esse processo se torna ainda mais útil devido ao fato que os alunos muitas vezes tem medo de errar e não interagem com o professor levando para casa muitas dúvidas. A dificuldade em memorizar e aprender a aprender é bem maior também nessa fase, portanto quando estamos ali trabalhando em conjunto podemos fazer ajustes constantemente, além disso, passa a ser construída uma aprendizagem significativa e não apenas decorar a matéria para prova. Com toda certeza, trabalhando assim durante todo o período os alunos se sentirão mais seguros em fazer uma avaliação final para registro.