quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Educação ambiental


Plano de aula

Tema: O chão nosso de cada dia
Público alvo: 4º ano do Ensino fundamental
Professora: Monalisa Hipoliti Silva
Conteúdos:
- A formação do solo;
- Diferentes tipos de solo: arenoso, argiloso e orgânico;
- O cultivo do solo;
Objetivos:
- Observar diferentes tipos de solo – arenoso, argiloso e mistos.
- Relacionar o tamanho das partículas que formam o solo com a sua porosidade e permeabilidade.
- Verificar a diferença do comportamento da água na areia e na argila e em amostra de solo diferentes.
- Reconhecer a importância da retenção de água no solo para o desenvolvimento das plantas.

Introdução

Nessa fase escolar os alunos já aprenderam que todos os seres vivos necessitam de água. Alguns são aquáticos e vivem dentro dela. Mesmo os que vivem na terra precisam de água.
Tomando como exemplo as plantas, suas sementes precisam de água para germinar. Após a germinação, as plantas terrestres usam as raízes para retirar água suficiente para as plantas. Em algumas regiões, chove pouco e os solos ficam secos na maior parte do ano. Em outras, a água escorre muito rápido para as camadas mais profundas do solo, onde as raízes não chegam. Ao contrário, em outros lugares, o solo está sempre encharcado.

Procedimentos metodológicos

Atividade 1 – Perguntas para analisar os conhecimentos prévios dos alunos (antes da introdução da aula).
- Em que componente do ambiente, alguns animais podem se locomover?
- Em que componente do ambiente, alguns vegetais se fixam e retiram água e sais minerais para se desenvolver?
- Em que componente do ambiente, os seres humanos constroem suas moradias?
- O que é solo?
- Onde encontramos?
- Qual sua importância?
- Quais tipos de solo você conhece?
- Alguém já plantou algo?

Atividade 2 – observação
Cada grupo irá observar as amostras de solo e descrever suas características:
- Cor;
- textura;
- se ele está seco ou úmido;
- Se tem cheiro;
A tabela a seguir será utilizada para a atividade 2 e 3.
Tipos de solo
Cor
Textura ou tamanho das partículas
Permeabilidade
argiloso



arenoso



Amostra de solo




Atividade 3 – Experimento
O experimento seguinte vai ajudar a compreender o que acontece com a água que cai sobre o solo.

Material
Areia;
Argila;
Amostra de solo diferente;
Garrafas plásticas transparentes (PET);
Algodão;
Copos plásticos do mesmo tamanho;
Água;
Como preparar cada montagem
Tampe a parte inicial do gargalo de cada garrafa (funil) com um pedaço de algodão. Não é preciso apertar muito.
Apóie a parte superior de cada garrafa sobre a outra parte. Estão prontos os funis com seus frascos coletores.
Numere os funis. Coloque em cada funil a mesma quantidade de um dos seguintes materiais: areia, argila e amostra de solo.
Encha três copos com água. O grupo combina e três crianças despejam, cuidadosamente e ao mesmo tempo, a água sobre os funis. Outra criança anota a hora em que a água começou a ser despejada e o momento em que a água terminou de escoar em cada funil. Observe e anote os resultados. Marque com caneta ou fita adesiva a altura da coluna de água em cada frasco.
Compare a altura da coluna nos quatro frascos.

Discussão referente aos resultados do experimentos
- Em qual funil a água desceu mais rápido?
- Em qual desceu maior quantidade de água?
- Em qual funil desceu menor quantidade de água?
- O que aconteceu com a água que não desceu pelos funis?
- Baseado nesses resultados, qual solo é mais apropriado para as plantas?