quinta-feira, 17 de novembro de 2011

origem da pintura e da escultura


Leiam com atenção e comentem, no fórum, a reprodução de um trecho do livro XXXV, História Natural” de Plínio, o velho, que ao contar uma lenda sobre a origem da pintura e da escultura, inclui a arte e sua relação com a natureza, com a terra e com os metais:

“[...]Trabalhando com a terra, Butades de Sícion, um oleiro, foi o primeiro a inventar, em Corinto, a arte de modelar retratos em argila, graças a sua filha. Ela, apaixonada por um jovem que partia para o estrangeiro, traçou na parede o contorno da sombra de sua face à luz de uma lamparina. Seu pai, aplicando-lhe argila, confeccionou um modelo e o colocou ao fogo para endurecer junto com outros vasos de barro; dizem que teria sido conservado no Santuário das Ninfas até Múmio destruir Corinto. [...] É invenção de Butades acrescentar terra vermelha ou modelar com argila vermelha, e ele foi o primeiro a colocar máscaras nas extremidades dos telhados, a que de início chamou prostypa [em baixo relevo]; depois ele mesmo as fez ectypa [em alto relevo]. Daqui surgiram também os ornamentos nas cumeeiras dos templos. Foi por sua causa que os artistas plásticos [plastae] foram assim denominados. [...]”

(Plínio, História Natural - Livro 35, in LICHENSTEIN, Jacqueline (dir.), A Pintura: textos essenciais - Vol. 1: O mito da pintura, São Paulo, Ed. 34, 2004, p. 86)
Nota sobre o autor: Caio Plínio Segundo, conhecido também como Plínio, o Velho, foi historiador, naturalista, gramático, administrador, oficial romano, e talvez o maior erudito da história imperial romana. Nasceu em Como em 23 D. C e morreu em Stabia em 79 D.C. De seus escritos chegou até nós apenas a História Natural, uma enciclopédia em 37 volumes onde o autor relata todo o conhecimento científico existente até o início do cristianismo.

 reflexão:
·Existem coisas, elementos e processos da natureza que já estão tão incorporados ao dia-a-dia de nossas vidas que, muitas vezes, nem nos damos conta de sua beleza e de sua importância para o desenvolvimento da sociedade humana. Desta forma, por exemplo, está o uso de materiais como a argila, o gesso, o cimento. Assim, o texto de Plínio nos revela a fascinação de um fenômeno físico e sua ligação com a origem da capacidade criadora humana: o mito de Butades de Sícion - um oleiro que trabalhando com a terra foi o primeiro a inventar, em Corinto, a arte de modelar retratos em argila.
·No mito de Plínio, o velho, a pintura começa com o contorno da sombra humana projetada em uma parede.A presença de uma pessoa está de alguma maneira perpetuada mesmo em sua ausência. E isto é possível graças ao registro: a impressão da imagem num material - primeiro o esboço bidimensional da sombra e segundo, sua materialização em volume na argila.
·O retrato está na origem da pintura e da modelagem. O momento em que se circunscreve por linhas o contorno de uma sombra, a jovem encontra a solução para duplicar e possuir a imagem do amado.
Nota: Butades foi, provavelmente, o primeiro a construir telhas adornadas com figuras. A ele também se atribui a invenção de uma mescla de terra com pó de ladrilho e gesso que se utilizava para aplicar em trabalhos decorativos.